O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) encerrou no sábado, 15, a participação na 7ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), com programação na arena do conhecimento, onde abordou o tema Pecuária. O Dia de Campo reuniu centenas de pessoas entre produtores, técnicos e estudantes.
Na abertura das palestras, o diretor de assistência técnica e extensão rural Kin Gomides, representou o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou que os temas tratados pelos palestrantes, as demandas de produção, e a parte de nutrição e mercado, são pertinentes à região. Kin Gomides manifestou ainda a satisfação com o sucesso do evento.
“Hoje, encerramos os eventos com grande alegria. Foi um sucesso enorme, todos os dias de campo lotados com excelentes conteúdos e um público interessado e participativo”, afirmou o diretor Kim.
O zootecnista do Ruraltins, Josevaldo Rodrigues Lima, falou sobre manejo intensivo de pastagens e afirmou que “apresentar os resultados do manejo intensivo de pastagem e as intervenções é importante para que o produtor tenha confiança em investir na tecnologia”, ressaltou.
O pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, que palestrou sobre o Programa ABC Corte, pecuária produtiva, rentável e sustentável, informou que “o tema começou a ser apresentado na Agrosudeste e que, nessa edição, veio trazer um pouco das metodologias que a Embrapa trabalhou com os parceiros, para levar tecnologia ao produtor e melhorar os resultados”, enfatizou.
Presente no encerramento das palestras, o presidente da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, declarou-se satisfeito e feliz com o grande avanço da feira; e agradeceu pela parceria do Ruraltins. “Nós estamos no Dia de Campo da bovinocultura, lotado, mas na próxima edição teremos um dia de campo muito maior, mais conhecimento, mais tecnologia, mais produtores. Hoje, com tudo que concretizamos nessa parceria, meu sentimento é de gratidão”, finalizou João.
Palestras
Foram realizadas ainda palestras com os temas: Pecuária Lucrativa -Tendencias e Perspectivas, com o zootecnista Fernando Scotta; e Intensificação de Pastagem (Caso de sucesso na Fazenda Retiro da madrugada em Sucupira (TO), com engenheiro agrônomo Silvan Carvalho de Castro.
Ciclismo
Ciclistas de diversas regiões participaram do encerramento da Agrosudeste, com passeio ciclístico, em um percurso de 40 km, finalizando com premiações que ocorreram no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, localizada a 300 km da Capital.
Cavalgada
No período da tarde, a Agrosudeste encerrou com uma grande cavalgada, que reuniu mais de 330 cavaleiros e amazonas, sendo esta a segunda Cavalgada oficial amigos da Agrosudeste, representada pelo presidente, Silvânio Cardoso.
Para o vice-presidente do Ruraltins, Almir Batista, que também apoiou esse momento importante na Agrosudeste e participou do encerramento, “fazer negócios, trazer oportunidades ao agricultor familiar para expor e comercializar são prioridades para o nosso setor. O momento cultural é valorização regional e deve fazer parte de toda programação. Ver Almas com essa linda cavalgada no encerramento de uma feira tão esperada, que movimentou a economia do município, é para ser comemorado”, declarou.
A cavalgada foi liderada pelo prefeito de Almas, Waguinho; pelo deputado Nilton Franco, em nome de todos os deputados apoiadores do evento; e pelo presidente da Agrosudeste, João Filho.
O evento envolveu mais de 12 municípios que, durante a cavalgada, percorreram todo o centro da cidade de Almas, e foram recebidos no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, com grande churrasco de chão para mais de 500 pessoas.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com