A fim de adquirir conhecimentos sobre a prevenção da violência contra as crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), participou na segunda-feira, 27, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, do Seminário Cuidar: Rede de Cuidado, educar para transformar.
O evento foi promovido pelo Centro de Defesa de Direitos da Criança e Adolescente (Cedeca), Glória de Ivony, e teve o intuito de apresentar o relatório situacional e territorial do setor Taquari, em Palmas, em relação às violências.
“Além do relatório, foram firmados compromissos em conjunto com a sociedade e demais instituições parceiras em âmbito intersetorial no enfrentamento das violências. Sobretudo a violência institucional, que leva a vítima a ter que relatar diversas vezes e para profissionais diferentes a violência sofrida”, explicou à psicóloga e técnica da Saúde de Adolescentes e Jovens, da Diretoria de Atenção Primária (DAP), Viviane Paiva.
A técnica completou que “a Lei Federal n. 13.431/17, institui o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) convoca os detentores de deveres, como a saúde, a desenvolverem ações de proteção e cuidado de crianças e adolescentes, evitando a revitimização, ou seja, a violência institucional” finalizou.
Edição: Thâmara Cruvinel