A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta terça-feira, 25, a 9ª edição da Oficina para Alinhamento e Troca de Experiências Exitosas entre os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e Áreas Técnicas da Secretaria da SES-TO. O evento é promovido pela coordenação da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A oficina segue até esta quinta-feira, 27, no anexo I da Pasta, em Palmas.
Segundo a superintendente de vigilância em saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, o trabalho dos núcleos hospitalares de epidemiologia é essencial para a vigilância. “São eles que representam a vigilância no hospital e que nos passam informações para subsidiar futuras ações de controle das doenças e agravos”, explica.
A gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-TO), Arlete Otoni, esclarece que o objetivo da oficina é alinhar os processos de trabalho e atualizar os protocolos. “Uma das funções dos núcleos é realizar a notificação das doenças de notificação, mediatas e imediatas, dos pacientes internados. E, a partir dessa notificação, as áreas técnicas realizam análise dos dados e contato com as vigilâncias municipais”.
Para a coordenadora dos núcleos, Patrícia Regina Moreira Gomes, a oficina será um momento de troca entre áreas técnicas e núcleos. “Nestes encontros, haverá a interação entre as equipes conversando sobre o fluxo de trabalho, experiências inovadoras e exitosas”, afirma, acrescentando que as demandas abordadas na oficina foram levantadas pelas equipes dos núcleos a fim de esclarecer dúvidas e otimizar o trabalho.
“Essa oficina é de grande valia para concretizar a interação de toda a rede de núcleos hospitalares, sendo importante para o fortalecimento de informações e conhecimento nas áreas técnicas de atenção à saúde”, afirma a responsável técnica pelo núcleo no Hospital e Maternidade Tia Dedé, Lillian Carolyne Flores Brito.
Participantes
A oficina contou com a participação de representantes dos 14 núcleos hospitalares de epidemiologia do Estado: Hospital Regional de Dianópolis (HRD); Hospital Regional de Miracema (HRM); Hospital Regional de Guaraí (HRG); Hospital Regional de Gurupi (HRG); Hospital Regional de Paraíso (HRP); Hospital Regional de Augustinópolis (HRAGU); Hospital Geral de Palmas (HGP); Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR); Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN); Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD) – Porto Nacional; Hospital Regional de Araguaína (HRA); Hospital Municipal de Araguaína (HMA); Hospital Dom Orione (HDO); e Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) – Araguaína.
Edição: Caroline Spricigo
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com