Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) estiveram reunidos na tarde da sexta-feira, 14, para articularem a realização do Dia D Estadual de Vacinação, a ser realizado em novembro.
A ação tem o objetivo de mobilizar os municípios a realizarem a ação, mantendo pelo menos uma sala de vacina aberta em cada município no dia, aplicando as vacinas em toda a população e atualizando a caderneta de vacinação.
De acordo com Anna Cristina Brito, secretária executiva do COSEMS, “a SES-TO trouxe uma data prevista para a gente pactuar em comum e a partir da pactuação mobilizar todos os municípios, gestores e equipe técnica, pois é uma campanha importante que vai priorizar todos os imunos em um dia específico, então acreditamos que tem tudo para ser um sucesso e melhorar a cobertura vacinal nos municípios do estado”, esclarece.
Para Diandra Sena, Gerente de Imunização da SES-TO, “articular com o COSEMS sobre o Dia D Estadual de Vacinação é uma iniciativa para melhor a cobertura vacinal de toda população do Estado, além de utilizar os dados como Instrutivo de operacionalização para o Plano Estadual de Vacinação de 2023” destaca.
O Dia D vai potencializar as ações para envolvimento da comunidade e consequentemente o alcance dos objetivos de vacinação. No dia da ação todas as vacinas de rotinas, Influenza e Covid-19 estarão disponíveis para atender crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
André Araújo/Governo do Tocantins
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com