A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) realizou, nesta quinta-feira, 17, a 5ª edição do Curso de Combate a Incêndio e Suporte Básico de Vida para o Sistema Socioeducativo. Desta vez, 21 agentes socioeducativos do Centro de Internação Provisória (Ceip) da região Norte, em Santa Fé do Araguaia, foram contemplados com a formação.
O superintendente de Administração e Proteção do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Claudemir Prevital, explicou que “preparar os servidores para atuar em eventuais cenários de crise, inclusive com conhecimentos de primeiros socorros, é o objetivo principal do nosso curso”, pontuou.
Francisco Lobo, chefe do Ceip Norte, explicou a importância desta formação continuada. “A partir desta formação, os servidores terão condições de realizar procedimentos básicos que podem salvar vidas, como massagens cardíacas; fazer leitura do ambiente onde aconteceu o sinistro e atuar até que chegue um suporte especializado; além de combater focos de incêndio nas dependências das unidades socioeducativas, sabendo qual o tipo de extintor adequado para cada foco de incêndio”, destacou.
Capacitação
Voltado para o aperfeiçoamento das práticas de segurança em casos de emergência nas unidades socioeducativas, o Curso é promovido pela Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo e abrange matérias como suporte básico à vida, verificação de sinais vitais, ressuscitação cardiopulmonar, atendimento a queimaduras, além de classes de incêndio, meios de propagação do fogo, agentes extintores e combate a incêndio.
(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com