da redação
Secretaria de Estado da Mulher e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins assinaram nesta sexta-feira, 19, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, Termo de Cooperação Técnica que visa efetivar ações de desenvolvimento para mulheres da agricultura familiar.
Essa colaboração marca um importante passo em direção ao fortalecimento das mulheres do campo, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado, visando fomentar a produção agrícola e promover o empoderamento feminino e consequentemente a qualidade de vida das mulheres.
“O termo de parceria que assinamos hoje com a Ruraltins tem um significado muito importante para a mulher do campo. Será uma parceria firmada entre o Governo Federal e o Governo do Estado por meio da Secretaria da Mulher e Ruraltins com o nome ATER MULHER, que é um programa do Governo Federal que abrirá para o poder público a partir do próximo ano. A partir deste; teremos a oportunidade de apresentarmos um plano de trabalho voltado para essas mulheres, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida, de ser acompanhada e assistida no campo”, ressaltou Berenice Barbosa, secretária de Estado da Mulher.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância na implantação de projetos que valorizam e fortalecem o trabalho do pequeno produtor. “Hoje, assinamos projetos e parcerias importantes, uma delas é com a Secretaria da Mulher, com o compromisso de implantar ações que valorizam e apoiam as mulheres do campo, para isso temos como exemplo, ações como o Fomento Mulher, com a proposta de gerar renda às famílias rurais que vivem em situação de vulnerabilidade”, enfatizou.
O Governo do Tocantins reconhece o papel crucial que as mulheres desempenham na agricultura familiar e a necessidade de garantir que elas tenham acesso a recursos, oportunidades e capacitações para prosperarem suas atividades rurais. A parceria entre as entidades, visa não apenas aumentar a produção agrícola, mas também empoderar as mulheres, fortalecendo sua participação e liderança em todas as etapas do processo produtivo.
O compromisso do Governo do Estado por meio das entidades é criar um ambiente inclusivo e igualitário, onde as mulheres rurais possam desenvolver plenamente seu potencial. A ideia é trabalhar em conjunto para promover o acesso a crédito, assistência técnica e programas de capacitação que atendam às necessidades específicas das mulheres agricultoras. Além disso, buscar fomentar a diversificação das atividades agrícolas, incentivando a incorporação de novas tecnologias e práticas sustentáveis.