Com balões, orientações, camarim com espelho e distribuição de laços e panfletos, foi realizada na segunda-feira, 24, a blitz Outubro Rosa no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A ação aconteceu no hall de entrada dos servidores, que tiveram orientações de prevenção sobre o câncer de mama, que é o 2º mais incidente entre as mulheres.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) realizou um estudo, sobre câncer de mama relacionado a atividades no trabalho, entre as que podem causar a doença está radiologia, esterilização de materiais médicos cirúrgicos e hospitalares, produção e aplicação de agrotóxicos e organoclorados, elaboração de aditivos para plastificantes, tintas e adesivos, carregamento de distribuição de óxido de etileno e atividades noturnas.
De acordo com a supervisora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), Liomarcia Martins, no HRA algumas profissionais estão com trabalhos noturnos há muitos anos. “Já foi comprovado que é um fator de risco as que trabalham na Central de Materiais de Esterilização e raios-X, então orientamos para reduzir ou circular por setores ou alternar escalas. Além disso, há outros fatores de risco como obesidade, estresse, falta de exercícios físicos, isso pode acarretar em uma somatória de fatores. Hoje queremos alertar as nossas profissionais para a importância de fazer a prevenção do câncer de mama todos os anos, fazer o rastreamento, porque sabemos que a detecção precoce ajuda no sucesso do tratamento”.
“Muito importante os esclarecimentos principalmente para orientar as mulheres que trabalham no CME que trabalham a noite. Vamos repassar para as colegas para que possam ficar atentas, muitas ficam muito tempo no setor, criam vínculo e não querem mais sair. Mas é bom fazer escalas diurnas também ou trocar o período por um tempo”, complementou a coordenadora do Pronto Socorro, Nilva Maria Batista Melo.
A ação foi coordenada por profissionais de saúde da UNACON.
veja outras notícias no tocantinsurgente.com