A informação e a conscientização são primordiais para a prevenção e tratamento dos diversos tipos de câncer. Ciente disto, que o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins (Servir) ressalta, no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, a importância do diagnóstico precoce da doença.
Com uma extensa grade de exames, o Servir é um forte aliado à prevenção. “Para os diferentes tipos de câncer, temos disponíveis exames que detectam a doença antes da manifestação dos sintomas, o que aumenta as chances de cura com um tratamento mais rápido e/ou menos invasivo” afirma Reginaldo Pereira dos Santos, superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão da Secretaria da Administração (Secad).
Realizar checkup com regularidade é essencial para prevenção e, até mesmo para o tratamento do câncer. Nele o médico irá avaliar a idade do paciente, os sintomas apresentados, os históricos clínicos pessoal e familiar, os fatores de risco associados. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) as chances de cura para o câncer de mama, por exemplo, chegam a 95% quando diagnosticado precocemente, já o câncer de próstata tem um percentual de aproximadamente 90%.
Para além do tratamento preventivo, a cobertura do Servir abrange cirurgias oncológicas, quimioterapia, radioterapia, e também, novos tipos de tratamentos, como é o caso do HIPEC (Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy), indicado para o combate aos cânceres de apêndice cecal, pseudomixoma peritoneal, mesotelioma peritoneal, colorretal, gástrico e de ovário. Consiste em um método de quimioterapia aquecida aplicada diretamente no abdômen na região peritoneal (membrana que reveste toda a cavidade abdominal), logo após a realização da cirurgia citorredutora (retirada de tumores).
Os exames e tratamentos disponíveis pelo Servir são realizados de acordo com as solicitações e indicações médicas.
O superintendente do Servir enfatiza que a rede credenciada do plano tem investido em novos tratamentos e equipamentos, o que proporciona um atendimento de qualidade aos beneficiários, mas é o diagnóstico precoce que aumenta a chance de êxito. “O objetivo da data é aumentar a conscientização, quanto a prevenção e as chances de cura”, afirma Reginaldo.