Em busca de garantir um ambiente seguro aos servidores da SES-TO, a Gerência de Regulação do Trabalho, realizou na sexta-feira, 24, uma inspeção técnica de Saúde e Segurança dos Trabalhadores da Saúde do Hospital Regional de Miracema (HRM).
A ação teve como objetivo principal a inspeção das instalações da unidade, observando inclusive, as condições ambientais a qual os profissionais têm recebido e orientado também sobre a técnica dos trabalhadores no que se refere às condições de trabalho dos servidores das prestadoras de serviço. Além disso, foi realizada a orientação aos fiscais de contrato de quais documentos e medidas devem ser requeridos das prestadoras de serviço referente à saúde dos trabalhadores.
Segundo o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde da SES-TO, Robson José, “a implementação ações voltadas à saúde dos trabalhadores, e os trabalhadores dos prestadores de serviço são tão importantes quanto os trabalhadores da administração direta. Estas atividades são determinações do secretário Afonso e do governador Wanderlei, vêm cobrando sempre ações voltadas à melhoria das condições e ambiência de trabalho”.
A diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira comentou sobre a visita e disse que “essa visita serviu como oportunidade para apoiar os cumprimentos das Legislações trabalhistas referente às questões relacionadas à segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho”.
Para o médico responsável pelo Núcleo de Atenção à Segurança e Saúde do Trabalhador (NASST), do HRM, Adriano Raiter, “a visita técnica foi muito proveitosa, uma vez que sanaram as dúvidas e declaramos apoio a este núcleo dentro do hospital”.
A Gerência de Regulação do Trabalho é uma área dentro da SES-TO que trata das relações de trabalho a partir de uma concepção na qual a participação do trabalhador é fundamental para a efetividade e eficiência do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, o trabalhador é percebido como sujeito e agente transformador de seu ambiente e não apenas um mero recurso humano realizador de tarefas previamente estabelecidas pela administração local.
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com