A terceira captação de múltiplos órgãos do Estado do Tocantins foi realizada na terça-feira, 4, no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Toda a logística para que ocorresse em tempo hábil, foi realizada pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Na ocasião foram doados os rins e as córneas de um paciente do sexo feminino, de 59 anos.
De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO) responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), a ação foi realizada em conjunto com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Araguaína (HRA), juntamente com a equipe médica de captação de da Central Nacional de Transplantes, de Brasília.
Captações de órgãos
As outras duas captações realizadas em 2023 ocorreram no Hospital Geral de Palmas (HGP). Em 2022 ocorreram 14 doações. No Dom Orione, esta foi a segunda captação realizada, a primeira ocorreu no dia 24 de novembro de 2019.
Em todo o Estado, as captações tiveram início em 2018 e até o momento foram 39. Além de órgãos, no Estado também é realizada a captação de tecidos oculares. No Estado é realizado o transplante de córneas; de acordo com dados da CETTO, de 2018 a 2022 foram feitos 196 transplantes.