Um balanço da manhã divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral mostra que duas pessoas foram flagradas violando o sigilo do voto. Além disso, dois veículos foram apreendidos por propaganda irregular. Há ainda registro de duas pessoas comprando votos e fazendo boca de urna.
É proibido utilizar aparelhos eletrônicos, entre eles o celular, na cabine de votação. O equipamento deve ser deixado com o mesário antes de votar e ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto. A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal.
A pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.
Durante toda a manhã 26 urnas eletrônicas foram substituídas no Tocantins. O órgão não informou o motivo, mas os equipamentos podem ter apresentado algum tipo de problema. O número representa um percentual de 0,6% do total de 3.957 urnas em uso.
Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a votar para escolher o próximo presidente do Brasil.
Em 12 estados, haverá segundo turno para governador. O Tocantins não é um deles. Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos. Ele venceu no primeiro turno com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).
O Tocantins conta com 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Consulte aqui os locais de votação.
O voto em trânsito ocorre em Palmas e em Araguaína, sendo que a capital conta com sete locais aptos. São eles: Instituto Federal de Educação (IFTO), Escolas Caroline Campelo, Henrique Talone, Degraus do Saber e CMEI, Colégios Almirante Tamandaré e Mackenzie. Já Araguaina contará com apenas um local de votação, a Escola Estadual Modelo.
Além das 1.862 pessoas de outros estados que estão aptas a participar do 2º turno das eleições no Tocantins, eleitores do próprio estado também solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 931 eleitores de outras cidades do estado poderão votar em Palmas ou Araguaína.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com