Candidates que podem vencer no primeiro turno, segundo Ipec e Datafolha
TO”‘Wanderlei Barbosa (Republicanos)
MG”‘Romeu Zema (Novo)
PR”‚Ratinho Júnior (PSD)
BA”‘ACM Neto (União Brasil)
PA” Helder Barbalho (MDB)
DF”‘Ibaneis Rocha (MDB)
GO”‘Ronaldo Caiado (União Brasil)
RN”‘Fátima Bezerra (PT)
MT”‘Mauro Mendes (Uniao Brasil)
IT”‘Renato Casagrande (PSB)
PI”‚Silvio Mendes (União Brasil)
AC” Gladson Cameli (PP)
RR”‘Antonio Denarium (PP)
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – As eleições estaduais podem ser defidas em primeiro turno em ao menos 12 estados e no Distrito Federal, apontam pesquisas Datafolha e Ipec realizadas nas ultimas duas semanas.
Entre os candidatos com 50% nas projeções de votos validos estão dez Governores que concorrem à reeleição e dois ex-prefeitos de capital que disputeam o Governor no campo da oposição.
Os cenários podem mudar, pois na maioria dos estados é alto o patamar de indecisos ou com voto não convicto. A tendência, porém, é de reeleição de muitos dos governadores.
Dos 19 nomes que concorrem a um novo mandate, 16 lideram de forma isolada. São Paulo é o único estado em que o governor está atrás dos rivais. Rodrigo Garcia (PSDB), que ascendeu ao cargo em abril deste ano, no lugar de João Doria, está na terceira colocação.
Pesquisa Datafolha divulgada na ultima quinta-feira (1º) mostra Garcia com 15% the intenções de voto, contra 21% do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) and 35% de Fernando Haddad (PT).
Outros três governanceadores enfrentam empate técnico, segundo o Ipec. Em dois casos, há disputea acirrada com ex-gestores. No Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) about 30% of the intentions of the vote and está numericamente empatado com Amazonino Mendes (Cidadania). Em Rondônia, the governor Marcos Rocha (União Brasil) got 30% and a miss from Ivo Cassol (PP).
About terceiro estado com empate técnico é Alagoas: o Governor Paulo Dantas (MDB) with 24%, ante 21% with Senator Rodrigo Cunha (União Brasil). O Senator Fernando Collor (PTB) vem logo atrás, com 17%.
Em outros 15 estados, a Expectativa é de defined em segundo turno, parte com até cinco candidates com chances na dispute. A tendency, Porém, é que entre três e cinco estados repliquem a polarização nacional que se desenha para um possível segundo turno entre o Ex-President Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eo President Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Planalto, a Example for SP and RJ.
the presidents. From the outside, o Maranhão deve para ter o embatate between dois apoiadores de Lula: o Governor Carlos Brandão (PSB) eo Senator Weverton Rocha (PDT).
As eleições que terminarem já no primeiro turno serão cruciais no xadrez nacional, já que os vitoriosos poderão se dedicar ao papel de cabos-eleitorais de Lula e Bolsonaro numa eventual rodada final -os 12 estados com chance de vitória imediata representam mais de 60 milhões de eleitors, 40% do overall.
A tendência é que candidatos fortes que se mantêm equidistantes da eleição presidencial, caso dos governanceadores de Pará, Helder Barbalho (MDB), e Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), desçam do muro no segundo turno para apoiar, respectivamente, o ex- Presidente eo Actual Chefe do Executive.
“Os governanceadores eleitos entrarao em campo sem a responsabilidade de se dedicar às suas próprias campanhas”, afirma a cientista politica Luciana Santana, da Universidade Federal de Alagoas.
Por outro lado, líderes estaduais que hoje apoiam Bolsonaro, mas não fazem parte do núcleo raiz do bolsonarismo, podem evitar uma postura mais incisiva, buscando pontes com Lula caso ele chegue ao segundo turno como favorito, como apontam as pesquisas. O petista tem sinalizado que deve buscar o apoio de partidos como MDB, PSD and até mesmo de União Brasil num possível embate com Bolsonaro.