Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa pela Presidência, com 47% das intenções de voto. O segundo lugar é do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), escolhido por 32%. Considerando os votos válidos, o petista teria 51% e poderia vencer no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Este é o primeiro levantamento de uma série contratada pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo que terá divulgação semanal. Os dados foram colhidos em entrevistas presenciais realizadas entre 16 e 18 de agosto, período que capta as primeiras reações dos eleitores ao início oficial das campanhas. No fim de julho, Lula marcava 47%, contra 29% de Bolsonaro, uma distância de 18 pontos. Em maio, a distância era de 21 pontos.
Distante dos dois primeiros colocados, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) está hoje na terceira posição da corrida presidencial, com 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 2%. Vera Lúcia (PSTU) registrou 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% das respostas. Foram 2% os que não sabiam ou não quiseram responder ao Datafolha.
O Datafolha entrevistou 5.744 eleitores em 281 municípios. A margem de erro estimada para a pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o número BR-09404/2022.
Ainda segundo o Datafolha, Bolsonaro é rejeitado por 51% dos eleitores. Já Lula não receberia votos de jeito nenhum de 37% dos entrevistados.
Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista obtém 54% dos votos, contra 37% do presidente. Em julho, o petista alcançava 55% e Bolsonaro somava 35%.
A timidez nas oscilações dos candidatos indica que não houve resposta imediata dos eleitores às trocas de ataques entre os presidenciáveis, intensificadas desde o início das campanhas.
Aliados e apoiadores de Bolsonaro têm associado Lula e o PT ao crime organizado e divulgado informações falsas sobre o petista ter a intenção de fechar igrejas. O ex-presidente reagiu com mensagens direcionadas aos eleitores evangélicos — público que apoia majoritariamente Bolsonaro.
O foco dos candidatos à Presidência nesta primeira semana de comícios tem sido a região Sudeste, que concentra sozinha 43% dos brasileiros aptos a votar em outubro. Lula cumpriu agenda em Minas Gerais nesta quinta-feira, enquanto Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet tiveram compromissos em São Paulo.
Fonte: O GLOBO