Agressões e situações de abuso deixam marcas que podem durar por toda a vida, ainda mais quando as vítimas são crianças. Esse tipo de crime infelizmente teve aumento de notificações neste ano, em que quase 800 crianças menores de seis anos sofreram algum tipo de violência e passaram por atendimento em unidades de saúde pública do Tocantins.
O dado é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre as notificações de violência contra os pequenos, que mal começaram a vida e já tem uma grande batalha para tentar superar esses traumas. Com o total de 778 notificações informadas às autoridades, o aumento com relação ao ano de 2021, que teve 667 casos, é de 31,34%.
As meninas são as principais vítimas dos agressores. Mas esse número pode ser bem maior, já que muitos casos não são denunciados por serem cometidos por algum familiar da criança ou pessoas próximas
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os três tipos mais comuns de violência contra crianças são a sexual, física, abandono ou em situações de negligência.
É preciso denunciar
O Ministério Público é um dos canais disponíveis para que a população denuncie esse tipo de crime. Para o promotor Sidney Fiori Júnior, o primeiro passo é afastar a criança do local e da pessoa que estariam cometendo os abusos.