“Adão Negro” chega aos cinemas com Dwayne Johnson na pele do anti-herói da DC Comics, que ficou conhecido por enfrentar Shazam e Superman nos quadrinhos. Na tela grande, o personagem ganha um filme só dele. Aproveitamos o lançamento para enumerar algumas curiosidades sobre o projeto, que já estava há anos na gaveta da Warner Bros. Confira!
Projeto antigo
Dwayne Johnson foi sondado para o projeto pela primeira vez há 15 anos. Na verdade, à época, o ator recebeu a possibilidade de encolher entre interpretar Shazam ou Adão Negro, e optou pelo segundo sem pensar duas vezes.
“Eu gostava da mitologia por trás dos personagens e da conexão entre eles, mas sempre soube que eu era o Adão Negro. São quase 15 anos lutando e correndo atrás disso”, disse o ator ao New York Times.
Adão Negro & Shazam
O Adão Negro é o principal inimigo do Shazam nos quadrinhos. Assim, quando a Warner decidiu trazer o super-herói de capa branca e raio no peito para as telas, foi natural que Adão Negro surgisse como o vilão da história. À época, Dwayne Johnson já estava ligado ao personagem e não gostou nenhum pouco da ideia e lutou por um filme solo do anti-herói.
“Quando a primeira versão do roteiro chegou, era uma combinação de Adão Negro e Shazam: duas histórias de origem em um filme. Quando li, ficou claro para mim: ‘Não podemos fazer este filme assim. Estaríamos fazendo um desserviço incrível ao Adão Negro’”, disse The Rock em entrevista à revista Vanity Fair.
Sociedade da Justiça
O filme marca a estreia da Sociedade da Justiça no universo cinematográfico da DC Comics. A organização de super-heróis já havia dado as caras em séries como “Smallville” (2001), “Legends of tomorrow” (2016) e Stargirl (2020).
Nos quadrinhos, a Sociedade surge pela primeira vez em 1940 e conta com a participação de Sr. Destino, Lanterna Verde, Flash, Homem-Hora, Sandman, Gavião Negro, Átomo e Espectro.
Ele correu
Após o sucesso de “Corra!”, em 2017, Jordan Peele virou um dos favoritos da Warner para assumir a direção do filme. O diretor, no entanto, recusou a sondagem.
“Não sou fã de filmes de super-heróis e odiaria ser o responsável por tirar essa oportunidade de um diretor apaixonado pelo gênero”, disse à época.
Quase foi o Batman
Pierce Brosnan, que interpreta o Doutor Destino em “Adão Negro”, fez teste para outro personagem da DC há vários anos: o Batman. Brosnan era um dos cotados para viver Bruce Wayne em “Batman – O filme” (1989), de Tim Burton. Durante o teste, no entanto, o ator fez uma piadinha com o diretor, que não achou muita graça.
“Me lembro de falar algo idiota para o Tim Burton, tipo ‘não entendo por que algum homem usaria sua cueca por fora da calça’”, revelou o ator em entrevista recente ao Tonight Show.
Atores cotados
Liam Neeson foi cotado para o papel do Doutor Destino, enquanto que Armie Hammer e Alexander Skarsgård tiveram seus nomes sondados para o Gavião Negro. Já a atriz Eiza González foi especulada como Mulher-Gavião, mas a personagem acabou cortada do roteiro.
A super-heroína Cyclone foi o papel mais disputado da produção. Antes de ficar com Quintessa Swindell, a personagem teve nomes como Isabela Merced, Leslie Grace, Thomasin McKenzie, Kathryn Newton, Haley Lu Richardson, Mackenzie Foy, Alexandra Shipp e Odessa Young citados como possíveis escolhas.
Quase para maiores
Foi por pouco que “Adão Negro” não recebeu uma classificação indicativa para maiores nos Estados Unidos. Segundo os produtores Beau Flynn e Hiram Garcia, o longa testou os limites da Motion Picture Association (MPAA), órgão que decide a classificação indicativa no país. Em entrevista ao site Collider, os produtores afirmaram que faziam questão de manter cenas de violência e agressividade do personagem. Eles admitem, no entanto, que algumas coisas precisaram ficar de fora para que a MPAA determinasse a classificação indicativa de 13 anos, algo que viam como importante para o desempenho comercial da produção.
Filmes derivados
Dwayne Johnson está intensamente envolvido no universo DC, não somente como ator, mas também como produtor. O astro já está conversando com a Warner para desenvolver spin-offs de personagens do universo “Adão Negro”. Antes de definir qualquer projeto, no entanto, o estúdio quer ver como será o desempenho do longa nas bilheterias.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com