A Campanha Nacional de Imunização contra Influenza e Sarampo terá início na segunda-feira, 4. Esta será a primeira vez que as campanhas serão realizadas de forma simultânea. Os imunizantes para vacinação já estão disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde, desde a quarta-feira, 30, na Central de Imunização, em Palmas e no pólo de distribuição, em Araguaína.
Segundo a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, a população precisa ficar atenta à campanha e verificar se precisa realizar a vacinação “a imunização é primordial para evitar doenças, assim, pedimos que todos fiquem alerta e verifiquem se precisam ser vacinados”, afirma.
A gerente complementou que “a meta de imunização contra a influenza é vacinar 516.916 pessoas do grupo prioritário, já para o sarampo a meta é 148.746 pessoas”, finaliza.
Público-alvo da imunização contra gripe
A primeira etapa vacinação contra influenza será realizada entre os dias 4 de abril e 2 de maio, e tem como públicos-alvo idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda etapa ocorrerá entre os dias 3 de maio e 3 de junho, e terá como público a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; população com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Público-alvo da imunização contra sarampo
A vacinação contra o sarampo também será realizada em duas etapas, primeira que terá início nesta segunda-feira, 4, segue até 2 de maio e é destinada aos trabalhadores da saúde que não possuem ciclo vacinal completo. De 3 de maio a 3 de junho a imunização terá como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Capacitações
A gerência de imunização da SES-TO realiza nesta quinta, 31, e sexta-feira, 1º de abril, capacitações sobre a Campanha com servidores das secretarias municipais de saúde. Profissionais das salas de vacinas de todo Tocantins serão orientados quanto aos procedimentos na hora da imunização.
As doenças
A gripe é uma contaminação aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que tem grande potencial de transmissão.
O sarampo é causado por um vírus e é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A única forma de evitar a enfermidade é por meio da vacinação.
Fonte: SECOM/TO