Dona Maria Alice Barros da Silva, veio de Araguacema para fazer tratamento de saúde, em Palmas, há dois meses. ” Fui muito bem recebida na Casa de Apoio e continuo sendo tratada com muita atenção. Só tenho a agradecer a toda a equipe que nos apoia no tratamento”, afirmou.
Também hospedada na Casa de Apoio, em Palmas, dona Valdileia Figueredo, do município de Sandolândia, contou como tem sido recebida todas as vezes que precisa se hospedar na instituição para dar continuidade ao tratamento de saúde. ” Venho fazendo quimioterapia há cerca de quatro meses e todas as vezes que preciso me hospedar na Casa recebo a mesma atenção, apoio não só no tratamento do corpo como também espiritual. Sou muito bem tratada na Casa de Apoio, como também no hospital”, afirmou.
Dedicação é uma atitude mais que necessária para apoiar os pacientes hospedados e que se faz presente no dia a dia da equipe que trabalha na Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ( Setas). ” Posso afirmar que nossa equipe é vocacionada. São profissionais dedicados, que trabalham de domingo a domingo, abraçando a causa “, destaca a gerente da instituição, Elisangela Sardinha. Assim trabalha, dia a dia, a equipe da Casa de Apoio do Estado do Tocantins, objetivando a excelência nos serviços prestados.
A Instituição hospeda pacientes do interior que estão em tratamento de saúde em hospitais públicos de Palmas. Somente em julho de 2022 a Casa de Apoio hospedou 1.328 mil pessoas. De janeiro a julho deste ano foram 10.658 atendimentos.
A Casa de Apoio gerida pelo Estado do Tocantins é uma instituição de grande importância para as pessoas que precisam de apoio para cuidar da saúde. São pessoas que, muitas vezes, chegam para uma consulta e sentem o impacto de uma notícia que não é boa, e que vão precisar ficar longe de suas famílias por dias e até meses, num tratamento dolorido física e espiritualmente. Nesse momento, o apoio do Estado, por meio da Setas, é de extrema importância, e essa dedicação da equipe da Casa de Apoio traz paz e dignidade para o paciente, um acolhimento à altura do que os pacientes precisam e merecem”, destacou o gestor da Setas, Zorivan Monteiro.
Casa de Apoio
Pessoas do interior do Tocantins e até mesmo de outros Estados, que utilizam os hospitais públicos de Palmas contam com uma atenção especial do Estado do Tocantins no momento em que mais precisam. Para proporcionar segurança, conforto e a proximidade dos familiares com os pacientes internados, ou mesmo aqueles que receberam alta médica e ainda não voltaram para a sua cidade de origem, o Estado oferece acomodação na Casa de Apoio.
A Casa de Apoio fornece hospedagem e alimentação para pacientes e familiares de pacientes. Além da acomodação, a instituição promove serviços de apoio aos internos como orientação psicológica, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, atividades religiosas, contação de histórias e até minicursos de crochê e bombons artesanais, um meio de oportunizar qualificação dos internos durante o tempo de hospedagem.
A estrutura física da Casa é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches e ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.
Endereço: 203 sul, AV LO-05, APM-01. Tel: 3218 2465.
Eliane Tenório/Governo do Tocantins