Por Seleucia Fontes/Governo do Tocantins.
Com o slogan Gigante por Natureza, a edição 2022 do Rally dos Sertões será a maior em 30 anos de competição, com 15 dias de duração, com percurso do extremo sul do país até o extremo norte. O Tocantins está no centro geodésico deste roteiro e, no que depender de seus organizadores, terá destaque a ser divulgado oficialmente em abril do próximo ano.
O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 15, ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), Hercy Filho, pelo ceo do Rally dos Sertões, Joaquim Monteiro. Ao lado do superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, o executivo defendeu a passagem do Rally por três municípios no Estado, incluindo Mateiros, no Jalapão.
“Acreditamos muito no Tocantins e no Jalapão”, disse Joaquim Monteiro, ao ressaltar a importância da competição na divulgação turística da região ao longo dos anos, assim como as ações sociais desenvolvidas por voluntários e o fomento à economia local. “O turismo de aventura e o ecoturismo são os destaques do Estado e a passagem do rally pelo Jalapão tem um significado valioso”, defendeu, ao ressaltar que a competição não é apenas esportiva, mas uma oportunidade de mostrar um Brasil que os brasileiros não conhecem.
Para Moisés Gomes, o projeto 2022 do Rally dos Sertões dá ao Tocantins sua devida importância. “O governador Wanderlei Barbosa é muito ligado ao esporte e reconhece a importância do turismo para o desenvolvimento do Estado”, afirmou. Segundo ele, o Sebrae Tocantins adotou o turismo como uma de suas principais bandeiras e será parceiro da gestão estadual para garantir a passagem da competição.
“O Sertões é uma marca nacional”, lembrou Hercy Filho, ao ressaltar a importância da mídia espontânea que o evento gera para o turismo tocantinense. O presidente da Adetuc se comprometer a colaborar com as negociações junto ao Governo do Tocantins. “Desde 1998, quando o rally passou pela primeira vez no Jalapão, tivemos muitas conquistas. Vamos trabalhar para manter esta parceria”, concluiu.
Fonte: SECOM/TO