Ações vão até esta sexta-feira (30), mas doses vão continuar disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Faltando um dia para o fim da campanha de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, a Saúde de Palmas conseguiu aplicar 9,1 mil doses contra a doença. Com esse quantitativo, a campanha conseguiu imunizar 50% do público-alvo, que era de 18 mil crianças de um ano a menores de cinco anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), o número é considerado baixo, já que a vacina, que é apenas em gotas, é a única proteção contra o vírus que causa paralisia infantil.
“A Organização Mundial de Saúde já notificou o Brasil como um risco iminente de reintrodução do vírus, por isso cabe os pais levarem os filhos para se protegerem”, ressaltou o gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho.
Para os pais que ainda não levaram seus filhos para receberem a dose, como a imunização faz parte do esquema vacinal de proteção, ela continuará disponível nas 34 salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USF).
Ação em feira
Nesta sexta-feira (30), equipes de vacinação estarão na Feira da 304 Sul, no centro de Palmas. Segundo a Semus, os imunizantes estarão disponíveis no local a partir de 16h e a ação vai até às 20h.
Vão estar disponíveis doses contra a Influenza, para crianças a partir dos 6 meses; contra a pólio, disponível para crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos; e contra a Covid-19, que tem a primeira e a segunda dose estão disponíveis para crianças de 3 a 11 anos, a terceira dose destina-se à população de 12 a 39 anos e a quarta dose está disponível somente para as pessoas acima dos 40 anos.
➡️ Veja outras notícias no tocantinsurgente.com