Nesta quinta-feira, 10, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou a abertura da II Conferência Estadual de Saúde Mental – Etapa Macrorregional: Ilha do Bananal e Sudeste. O evento é realizado de forma virtual e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
A II Conferência Estadual de Saúde Mental (II CESM) tem como objetivo propor diretrizes para a Formação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas. As etapas macrorregionais visam analisar as prioridades nas regiões e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações e serviços de saúde mental.
“Acreditamos que o debate é muito rico e produtivo. E nada melhor do que o diálogo, nós temos que fazer esta rede colaborativa entre todas as entidades e organizações para que nós possamos ter um resultado mais efetivo e para que possamos implantar políticas públicas que possam ser concretizadas e colaborar com a nossa sociedade”, frisou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, durante a abertura da Conferência.
O tema central da Conferência é “A política de Saúde Mental como Direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O secretário Municipal de Gurupi, Vânio Rodrigues, afirmou que o evento é uma oportunidade de debater as prioridades do município e da região, que serão apresentadas na etapa estadual da Conferência, que deve ser realizada em março.
A diretora da atenção primária do Estado, Laudecy Alves de Camargo Soares, representou o secretário Estadual de Saúde, Afonso Piva, durante a abertura do evento e destacou a importância da participação de todos. “Entendemos que as conferências são importantes ferramentas para que a população tenha voz. É um momento em que nós conseguimos ouvir a voz da população e em que todos os trabalhadores, usuários, representantes dos governos têm direito à voz e são ouvidos, trazendo propostas que visam uma saúde melhor para a nossa comunidade”, frisou.
Ao final da Conferência, que acontece durante toda esta quinta-feira, serão apresentadas as propostas das regiões e devem ser eleitos os delegados que representarão as regiões da Ilha do Bananal e Sudeste na Etapa Estadual e, posteriormente, da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), em Brasília.
Fonte: SECOM/Gurupi