No mês de julho, devido ao período das férias, as doações de sangue caem significativamente, mas a demanda continua nas unidades hospitalares públicas e privadas. Por isso, a Hemorrede do Tocantins realizou, no sábado, 8, uma coleta externa, com a unidade móvel, no distrito de Taquaruçu. A ação que ocorreu em frente à Unidade Básica de Saúde, coletou 30 bolsas.
A responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) Robéria Fernandes, explicou que “as coletas com a unidade móvel contribui muito com as unidades fixas, deixando-as com estoques satisfatório para atender as demandas. Por isso, pedimos que a população compareça nas coletas externas e em uma das unidades da Hemorrede. É de suma importância que os doadores passem nas unidades antes das viagens e das festas, para realizar a doação de sangue e nos ajudar salvar vidas!
O funcionário público e morador de Taquaruçu, Eziel Quirino foi um dos doadores que participaram da ação. “A vinda da Unidade Móvel aqui no distrito foi muito bom, facilitou nossa doação. Eu sempre digo que doar sangue é umas melhores sensações, pois estamos ajudando outras pessoas sem conhecê-las”, disse.
Quem pode doar
Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos; Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo); Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica; Apresentar documento oficial com foto.