Amamentar é um ato de amor e saúde. Pensando nisso, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira, 03, o mês destinado ao incentivo à amamentação, o “Agosto Dourado”. Para iniciar a programação, o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) realizou um momento especial na unidade, com homenagem para uma mãe doadora.
A Juliana Rodrigues Carvalho representou todas as doadoras de leite materno. Na ocasião, ela fez questão de falar sobre a importância deste ato para a vida dos bebês recém-nascidos. “Acho extremamente importante dedicar a alimentação exclusiva com o leite materno, pois ele tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento de forma saudável. A minha decisão por doar o leite é pelo gesto de amor pelas outras mães que estão com bebês na UTI e também pelos bebês que tanto precisam para crescer de forma saudável assim como a minha filha”, disse Juliana, que é doadora de leite materno há mais de dois anos e mãe de duas meninas.
Durante todo o mês serão realizadas ações para o fortalecimento e conscientização sobre este alimento essencial. O dourado está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite materno. “Trabalhamos o ano inteiro, mas neste mês de agosto intensificamos as nossas ações. O leite materno é o alimento mais poderoso e completo que existe no mundo. Os bebês que mamam no peito tem um risco muito menor de adoecer. O leite materno protege e programa essa criança para ter uma vida mais saudável quando adulto. Precisamos mostrar para a sociedade a importância desse ato e sobre a rede de apoio para a mulher que quer amamentar. É uma responsabilidade de toda a sociedade”, explicou a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do HMDR, Walkiria Pinheiro.
O diretor geral do Hospital e Maternidade Dona Regina, Iatagan Barbosa de Araújo, também falou sobre a importância do aleitamento materno. “Hoje é um dia muito especial. Estamos aqui para fazer a abertura do Agosto Dourado. Teremos um mês repleto de ações. A amamentação é o forte da nossa unidade, somos um hospital Amigo da Criança. Estamos satisfeitos com esse momento, que vem para fortalecer o processo de trabalho da nossa maternidade”, enfatizou o gestor.
Mariana Ferreira/Estado do Tocantins