A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu na manhã desta terça-feira, 5, representantes da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) para apresentação do projeto Tocantins Inteligência Artificial (TIA). A ferramenta está em processo de aperfeiçoamento e a Seduc foi escolhida para fazer parte da fase piloto do projeto que já está em execução nos sites do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na ATI e, a partir de junho, estará disponível na home da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
A proposta da TIA é disponibilizar uma interface do tipo chat (robô de atendimento) para os usuários fazerem perguntas sobre temas específicos de cada área ou da secretaria. Na prática, a TIA recorrerá ao banco de dados da Seduc para fazer o cruzamento das informações referentes à Rede Estadual de Educação e apresentar as melhores respostas à população tocantinense.
O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou que o projeto tem um papel importante para atender as demandas da atualidade.
“Chegamos em 2022 e precisamos de conectividade. Queremos interagir com os nossos alunos, professores e diretores por meio da tecnologia. Vamos apoiar esse projeto para que isso se transforme em um case de sucesso, aproxime o nosso público e contribua com o trabalho da gestão para a tomada de decisões”, afirmou.
O presidente da ATI, Wanderley Júnior, ressaltou a importância da tecnologia para aproximar o Governo da sociedade tocantinense. “O Governo do Tocantins tem apostado no desenvolvimento e na disponibilização de soluções tecnológicas como estratégia para oferecer serviços de qualidade e aproximar a sociedade tocantinense da gestão. Nesse sentido, vemos a TIA, na Seduc, como uma forma de contribuir com a sociedade tocantinense para fornecer atendimentos rápidos, assertivos e fortalecer os trabalhos dos servidores da secretaria”, frisou.
O gerente de Inovações Tecnológicas da ATI, Vagner Cassol, afirmou que a Agência tem trabalhado no desempenho da inteligência artificial.
“A TIA está mais assertiva e, por ser um robô de atendimento, gradativamente oferecerá ao público mais conteúdos informativos à medida que for sendo aperfeiçoada. Temos obtido excelentes resultados com o módulo no Ruraltins, com alto índice de assertividade nas respostas. Para a Seduc, buscaremos, também, resultados efetivos de forma que toda a comunidade escolar se beneficie desse projeto”, garantiu.
Fonte: SECOM/TO