Com recursos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS), Distrito Agroindustrial de Guaraí tem suas obras iniciadas após assinatura da Ordem de Serviço entre Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) e Prefeitura de Guaraí.
A equipe da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços esteve em Guaraí na última sexta-feira, 02, para a assinatura da Ordem de Serviços que marca o início da execução das obras de infraestrutura do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS) na região. O Parque Industrial está localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí (Sul), ocupa uma área pública com 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias.
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima e a prefeita Fátima Coelho assinaram, a ordem de serviço para o início imediato das obras de infraestrutura do Distrito Agroindustrial de Guaraí. O município é o primeiro a ser contemplado pelo PICS, com um investimento total de R$ 7.427.826,60. O grande objetivo da Sics com esse investimento é atuar em parceria com o município para atrair novos investidores que impactem a região com geração de mais emprego e renda.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o programa possibilita a criação de um ambiente favorável para a atração de investimentos para o Estado do Tocantins, não somente novos investimentos, mas também o re-investimento daqueles que já estão acreditando e investindo no Tocantins e nos ajudando a construir esse estado.
“Esse programa trabalha quatro pilares para atração de investimentos, o eixo da qualificação da mão-de-obra, o eixo da segurança jurídica, o eixo da inovação e o eixo da infra-estrutura. Estamos atuando nos oito distritos industriais já implantados no estado do Tocantins, alguns sem nenhuma infraestrutura, como Guaraí e Porto Nacional, outros com infraestrutura precária como Colinas, Araguaína e Gurupi, além do distrito industrial de Paraíso do Tocantins que necessita de revitalização. Ao atuar nesses quatro eixos, vamos fortalecendo o processo de atração de investimentos, é dessa forma que vamos industrializar o nosso estado, é um trabalho de longo prazo e de muito planejamento, mas é assim que se faz gestão pública. Nosso objetivo é levar a oportunidade de emprego e renda para todos os municípios do estado do Tocantins”, explicou o secretário.
Na ocasião, a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, falou sobre a importância da implantação do Parque Industrial na geração de emprego e renda para o cidadão guaraiense.
“Recebo todos os dias no meu gabinete pais e mães pedindo emprego, por isso o município precisava que a implantação do parque industrial se tornasse uma realidade. Temos o objetivo de trazer empresários que gerarão empregos para o cidadão guaraiense, para que os pais de família não tenham que deixar seus filhos para procurar emprego em outras cidades, por isso, não medimos esforços para tirar esse projeto do papel”, explicou a prefeita.
O secretário de Infraestrutura, Cidades e Habitação e presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro, explicou que as obras no Distrito Agrondustrial serão iniciadas de imediato.
“Para iniciar as obras nesse distrito, o recurso está em caixa, garantido, não é nada pra amanhã. Todas as obras que estão acontecendo, são com recursos em caixa, com os pés no chão, isso é prioridade para o Estado”, afirmou.
Graziela Duarte/ Estado do Tocantins