O Tocantins tem representantes em evento com parceiros da Rede Sine, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 3. Além do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, participam do encontro a secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade; e o diretor do Trabalho, José Alberto.
Na ocasião, que conta com a presença do ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de alinhar a destinação dos recursos do orçamento do exercício 2023, a equipe do MTE também apresenta o projeto Sine – a Casa do Trabalhador.
O secretário Jonis Calaça ressalta que o encontro tem grande relevância, já que o Tocantins tem apresentado números positivos na geração de emprego, conforme indica o Cadastro Geral de Empregados (Caged) com dados acumulados de janeiro a maio de 2023. “O Tocantins teve aumento de 6% no número de admissões, comparado com o mesmo período do ano anterior, representando a criação de 1,1 mil novas vagas de trabalho no mês de maio e 6,8 mil no acumulado do ano”, destacou ele, acrescentando que “mais investimentos e projetos que visam à empregabilidade significam mais trabalhadores colocados no mercado”.
Fonset
Ainda nesta segunda, a equipe da Setas participa da 131ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), que ocorre na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), em Brasília, a partir das 14h30. Na pauta da reunião, o cronograma das Assembleias Gerais Ordinárias do Fonset com datas previstas e locais; orçamento do Ministério do Trabalho e Emprego para o exercício 2023; assuntos relativos ao Conselho Deliberativo do Fundo de amparo ao Trabalhador (Codefat); e assuntos gerais ligados ao Fórum.