A redução nos horários do transporte coletivo durante o período de férias tem sido um problema para os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É que no mês de julho os centros educacionais reduzem as atividades, mas não param completamente e quem depende do transporte público para chegar ao campus tem a vida ainda mais dificultada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Mateus que estuda engenharia elétrica vai a UFT em média quatro vezes por semana e conta que tem sofrido com o transporte. “Teve uma redução bem grande comparada ao horário que tinha antes. Diferença passou de uma hora e meia para cinco horas, pode se dizer, no intervalo de um ônibus para o outro. Isso acaba prejudicando a gente”, disse o Mateus Gomes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para o Luiz Otávio a situação é ainda mais complicada. Ele mora em Porto Nacional e se perder o ônibus na UFT, perde também a condução para a cidade dele. “No meu caso é bem mais difícil porque além de ter a demora dos ônibus 090 eu tenho que chegar a estação e pegar ainda mais um ônibus para ir para Porto Nacional, que demora mais uma hora. Somando tudo isso demora de umas três horas e até mais até quatro horas”, lamentou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo os estudantes, além da redução dos horários existem outros problemas, como por exemplo, a falta de manutenção dos veículos. A Ana Lúcia mora no Jardim Aureny IV e precisa cruzar a cidade para chegar a UFT.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela estuda teatro e o curso exige muitas apresentações com figurinos específicos. Com isso surgem mais desafios para enfrentar. “Eu já peguei ônibus que quebrou o vidro, peguei ônibus sem cadeira, que choveu dentro do veículo. Na maioria das vezes que eu pego ônibus está completamente sujo, nojento”, reclama a estudante Ana Lúcia Rodrigues.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que diz o município
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Prefeitura de Palmas informou que foram inseridos oito novos horários na linha-090 e que a partir da próxima segunda-feira, dia 11, será emitido um novo quadro de horários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Cabe destacar que os ajustes e alterações em horários e linhas se dão em virtude da queda natural de embarques que ocorrem no mês de julho. Somente no primeiro dia deste mês foram registrados pouco mais de 48 mil embarques, sendo que a média de embarques diários na última semana de junho foi de 66 mil. Uma redução de 25%”, explicou o município.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prefeitura também afirmou que vai monitorar a operação nos horários para que sejam observados os ajustes necessários, bem como em relação à limpeza dos veículos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: G1 Tocantins
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀