A deputada federal e pré-candidata a senadora, Professora Dorinha (União) aparece liderando com 26% das intenções de voto a disputa da vaga no senado pelo Tocantins. A pesquisa realizada pela A Executiva entrevistou 1.200 eleitores em todas as regiões do estado. De acordo com o resultado, o ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) agora figura em segundo lugar com 20% da preferência dos eleitores.
Senadora e candidata à reeleição Kátia Abreu (PP), que antes liderava a corrida para o senado, agora aparece em terceiro com 15% das intenções de voto. Em seguida, o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo (PSB) possui 8% da preferência do eleitorado. Por último, empatado tecnicamente com Luxemburgo, está o ex-governador Mauro Carlesse, com 7% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
Indecisos
8% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em qual candidato irão votar. Enquanto que 7% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto e outros 9% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Rejeição
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Kátia Abreu (PP) possui a maior rejeição entre os eleitores, com 30% afirmando que não votariam na senadora para se reeleger. Mauro Carlesse também possui um índice de rejeição alto, com 23% afirmando rejeitar o ex-governador para a vaga no senado. Em terceiro aparece Ataídes Oliveira com 10% de rejeição, seguido por Vanderlei Luxemburgo com 9% e a deputada federal Professora Dorinha com 8% de rejeição dos eleitores.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 30/07/2022 e 02/08/2022, com 1.200 eleitores acima de 16 anos, respeitando as proporções de gênero, idade, escolaridade, renda e distribuição geográfica dos eleitores tocantinenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO-01787/2022 e tem como estatístico responsável Galttieri Ferreira Tavares, registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob o número 8954.
Fonte: A Executiva