O Portal STYLO publicou na tarde desta segunda-feira, 22, o resultado da terceira rodada de pesquisa de intenções de votos feita pelo INSTITUTO PROMOTION em 2022. A sondagem mediu a preferência do eleitorado para os cargos de governador e senador de maneira espontânea e direcionada.
Essa é primeira pesquisa realizada após a confirmação dos nomes e o registro das candidaturas.
Direcionada
De acordo com os dados da pesquisa direcionada, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), candidato da coligação “União para o Tocantins”, lidera a corrida pelo Palácio Araguaia com 33% dos votos.
Na segunda posição com 19% está o candidato da Coligação “A Transformação que o Tocantins Precisa”, Ronaldo Dimas (PL).O terceiro colocado O senador Irajá Abreu (PSD), da coligação “O Futuro é pra já”, que somou 14%.
Já o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), é o quarto colocado com 13%.Os candidatos Luciano Teixeira (DC), Karol Chaves do PSOL e Coronel Ricardo (PMB) aparecem empatados com 2%. Carmen Hanud (PCO) tem 1%.
8% dos eleitores entrevistados optaram por não responder e 6% disseram que votarão em branco ou anularão o voto.
Espontânea
A pesquisa PROMOTION/STYLO também mensurou de maneira espontânea as intenções dos votos dos eleitores. Conforme os dados tabulados, Wanderlei Barbosa lidera o ranking com 31%. Ronaldo Dimas é o segundo com 18 e Irajá Abreu com 13% aparece na terceira colocação.
O petista Paulo Mourão segue em quarto, com 11%. Os candidatos Luciano Teixeira (DC), Karol Chaves do PSOL e Coronel Ricardo (PMB) aparecem empatados com 2%. Carmen Hanud (PCO) é a lanterna com apenas 1%.
Brancos e nulos somaram 10% e 10 % dos eleitores informaram que não iriam responder ao questionamento.
Rejeição
Sondagem também aferiu a rejeição dos candidatos. Quando questionados “Em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum”, 17% dos entrevistados escolheram o candidato do PSD, Irajá Abreu.
O segundo colocado com maior número de rejeição é Wanderlei Barbosa, com 11%. Paulo Mourão aparece em terceiro com 9%, seguido de perto pelo quarto colocado, o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que é rejeitado por 8% dos tocantinenses.
Karol Chave, do PSOL, aparece em quinto com apenas 4%. O médico Luciano Teixeira, do Democracia Cristã, e o candidato do PMB, Coronal Ricardo, são rejeitados por 3% dos entrevistados.
A rejeição de Carmém Hanud somou 2%. Brancos e nulos somaram 13% % e não souberam ou não quiseram responder 30%.
Senado
Na terceira rodada de PESQUISA PROMOTION/STYLO deste ano, a senadora Kátia Abreu (PP), candidata a reeleição lidera em um cenário que promete ser muito concorrido.
Direcionada
A sondagem mostra que Kátia tem a preferência de 19% dos eleitores entrevistados. Na segunda posição está a candidata do União Brasil, a deputada federal Professora Dorinha, que aparece com 18%. Em terceiro o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSD) com 16%.O cenário se mostra embolado. Na quarta colocação aparece o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), com 11%.O ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) está em quinto com 10%.
Já o empresário Vilela do PT está na sexta colocação com apenas 5%.O pastor Claudemir Lopes, do Patriota, é o sétimo com 2%. Vanderlan Gomes (PRTB), Bispo Guaracy (Avante), Lazara Merley do Democracia Cristã e Lucia Viana (PSOl), tiveram 1% cada. Andrea Schimit, do PMB, não foi citada.
6% dos eleitores não responderam e 9% disseram que vão votar branco ou anular o voto.
Espontânea
Na metodologia espontânea o resultado se mostra ainda mais embolado.
Kátia Abreu aparece com 18%. Na segunda posição vem a professora Dorinha, com 17% e Amastha segue na terceira colocação com 16%. Carlesse segue na quarta posição com 10%. Ataídes está em quinto com 8%. Vilela do PT é o sexto com 5% e Claudemir Lopes, em sétimo, com 2.
Bispo Guaracy, Vanderlan Gomes, Lazara Merley, Lucia Viana e Andrea Schimit não foram citados. Branco somou 18% e não responderam 11%.
Metodologia
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-00937/2022 e entrevistou 900 eleitores estatisticamente divididos em 25 municípios das macrorregiões norte, central sudeste e sul, respeitando a densidade demográfica de cada regional.
A sondagem foi feita de forma direcionada e espontânea e também mediu a rejeição dos candidatos ao Governo do Tocantins e ao Senado Federal.
A pesquisa foi assinada pelo estatístico João Soares de Araújo Neto, registrado no Conselho Regional de Estatística (Conre) com o número 6892.
A margem de confiança da Pesquisa é de 95%, e, o erro amostral de 3%, para mais ou para menos. A aplicação dos questionários aconteceu entre os dias 17 e 20 de agosto. Os pesquisadores atuaram nas cidades de: : Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Nova Olinda, Sítio Novo, Tocantinópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Almas, Arraias, Dianópolis, Natividade, Ponte Alta do Tocantins, Alvorada do Tocantins, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi e Peixe.
Plano Amostral da Pesquisa
Os questionários foram distribuindo respeitando as variáveis de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capita.
Veja outras notícias no Tocantins Urgente